sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS- MÓDULO I, ATIV. 1.1



 Atividades desenvolvidas no ambiente e-Proinfo


MÓDULO I
ATIVIDADE 1.1

-->
ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS




CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’s










REFLEXÕES INICIAIS





Kalleiana Vargas Carneiro

Trabalho apresentado à Supervisão de Tecnologias Educacionais, para obtenção de nota do curso Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC, referente à atividade 1 do Módulo I.















SÃO LUIS/ MA
2012





---------------


TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA

A sociedade atual está em constante evolução e com ela advêm os avanços tecnológicos que refletem diretamente na vida social dos indivíduos, nos setores econômicos e políticos, incluindo todas as instituições.
Os indivíduos estão propensos a adaptarem-se as mudanças tecnológicas no sistema de comunicação e informação que por sua vez provocam alterações em todos os setores da sociedade, como o de telecomunicações, transportes e etc. Nesse processo alguns indivíduos conseguem se adaptar com facilidade, outros não. Infelizmente ainda há um alto índice de pessoas que não tem acesso a tecnologias como internet e entre outros recursos tecnológicos que envolvem a informação e comunicação, meios estes que beneficiam professores, alunos pesquisadores e a apropria sociedade como um todo.
No mundo capitalista as inovações tecnológicas auxiliam o individuo a ter praticidade, rapidez para resolver os problemas e são ferramentas fundamentais no âmbito das instituições, sobretudo as escolares, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, onde o docente faz uso dos recursos tecnológicos com eficácia para que os alunos assimilem, produzem e interagem conhecimentos com rapidez, objetividade e praticidade, obtendo bons resultados. Pois a escola é um local de medição da cidadania que tem como objetivo formar sujeitos de direitos, desenvolvendo a tarefa de preparar os alunos para assumir a sua condição de sujeitos construtores de conhecimentos, na medida em que intervêm na realidade em que vivem como atores das praticas sociais, contribuindo no engajamento social dos mesmos, procurando formar consciências críticas.
A escola exerce um importante papel, prepara cidadãos a enfrentar os desafios na sociedade, ela é formadora de opiniões, de mentes pensantes. E é por meio da educação que o individuo desenvolve o pensamento reflexivo e a capacidade de estabelecer relações entre fatos e objetos, para remontar as causas e prevê os efeitos. Por isso “a educação, é dever da família e do Estado, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias”. (LDB.1996:07)
O professor por sua vez é o mediador dos conhecimentos desenvolvidos, que deve ter um acervo de conhecimentos para exercer seu trabalho, que favoreça uma educação de qualidade, mas para que esse objetivo se concretize é necessário busca incessante pelo saber, formação acadêmica, inclusão digital, curso de aperfeiçoamento e capacitação no âmbito educacional. Em suma, esse processo de reciclagem de informações não é acompanhado em sua totalidade pelos docentes, vezes por falta de oportunidades, acesso restrito aos meios de comunicações e tecnológicos, vezes por comodismo. Sendo esses aspectos uns dos motivos que levam o discente a desistência e na maioria das vezes a apresentar dificuldades em ingressar no mercado de trabalho, por não está preparado.
Diante do exposto é importante ressaltar que a introdução da tecnologia na sociedade e seus avanços facilitou a vida do homem, mas trouxe consequências que o deixaram dependente dos sistemas de informação e comunicação, ampliando todos os campos do conhecimento, na cultura, no trabalho, na educação e etc. Assim, para que os profissionais do mundo capitalista consigam acompanhar as inovações favorecidas pelos meios tecnológicos são necessários empenho por parte do profissional, investimentos do governo, políticas públicas que viabilize meios que favoreça a aprendizagem e inclusão tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário